fbpx

Remote Portugal

Porque deves trabalhar a partir de um coworking? Fomos investigar!

Espaço de Coworking

Com o teletrabalho a tornar-se uma realidade, e com as perspetivas para a adoção desta forma de trabalho por várias empresas, ir ao escritório pode não voltar a ser o que era. Com a possibilidade de trabalhar a partir de qualquer lugar, abre-se um novo mundo de oportunidades. Aqui, vais descobrir o que são e quando surgiram os coworkings, quais as principais vantagens e ainda ler testemunhos de quem os tem usado!

Espaço de coworking: o que é?

Um coworking é um espaço de trabalho partilhado com todas as comodidades e recursos que um escritório pode oferecer.

Os coworkings têm uma vasta gama de serviços disponíveis, que vão desde o espaço de trabalho em si—uma mesa, uma cadeira e conexão à internet—até, por exemplo, às salas privadas para reuniões e receção de correio. Assim, os profissionais (freelancers, por exemplo), podem utilizar a morada do coworking como a sua morada “oficial” e ter todo um serviço adaptado às suas necessidades.

Para percebermos o impacto e a dimensão deste conceito, o Statista revela que, em 2019, mais de 2 milhões de pessoas tenham frequentado estes espaços em todo o mundo!

Associado ao ambiente de trabalho proporcionado, a criação de uma comunidade para partilha de ideias pode ser um dos fatores mais relevantes para justificar estes dados!

Espaços de Coworking
Vantagens dos Coworking | Ilustração: Remote Portugal

Quando surgiram os coworkings?

Este modelo flexível surgiu há vários anos, no final do século passado, com o objetivo de trabalhar exclusivamente online. Passados uns anos, em 2005, Brad Neuberg, um jovem empreendedor, sentia-se pouco preenchido a trabalhar nos seus projetos—sozinho e isolado.

Por isso, arrendou um pequeno espaço para se sediar e procurou mais pessoas para se juntarem a si, formando, então, uma pequena comunidade. Nascia assim o primeiro coworking, de Brad e mais dois empreendedores: o Hat Factory. Com o passar do tempo, a ideia foi-se disseminando e, hoje em dia, já são muitos os coworkings espalhados por todo o mundo.

E em Portugal, qual é o estado dos coworkings?

Em Portugal, o primeiro espaço de trabalho partilhado surgiu em 2009, mais propriamente em Lisboa. A partir daí, estes espaços têm vindo a aumentar e a alastrar-se para zonas fora dos grandes centros—nomeadamente Lisboa e Porto. Neste momento, um pouco por todo o país, é possível encontrar, pelo menos, um coworking com todas as condições.

Portugal já se encontra com um número considerável destes espaços (acima de 150). Várias fontes colocam Portugal no “Top 20” dos países com mais espaços por 100 mil habitantes.

Coworkings em Portugal - Fonte: coworkingresources.org

Para facilitar a tua procura por coworkings, a Remote Portugal criou a maior lista de espaços de coworking em Portugal, com todas as informações que precisas. Clica aqui para saberes mais!

Com tantos sítios para trabalhar remotamente, porquê um coworking?

Trabalhar remotamente dá, aos profissionais, a liberdade para trabalharem a partir de qualquer lugar— sim, qualquer lugar do mundo! Para manter os níveis de produtividade, os trabalhadores podem escolher diversos sítios, como cafés, bibliotecas, a sua própria casa ou os coworks.

Trabalhar a partir de um café é socialmente aceitável, em diversos sítios, desde que haja consumo. No entanto, nem todos têm as condições necessárias, ou permitem que as pessoas se instalem com o computador—muitas vezes com necessidade de o ligar a uma tomada, por longos períodos. Ainda assim, há espaços que oferecem todas estas comodidades e podem tornar-se uma boa opção, ainda que não definitiva, para um trabalhador remoto.

Já as bibliotecas têm um ambiente mais tranquilo e formal, com acesso a tomadas e, normalmente, boa ligação à internet. Na área de residência é possível, normalmente, usufruir da biblioteca local. Além dessas, existem aquelas das universidades, cujo acesso ao espaço e à internet pode estar um pouco mais limitado.

Trabalhar a partir de casa, em home office, é confortável e cómodo. No entanto, esta comodidade associa-se a baixa produtividade e a uma sobreposição da vida pessoal com a profissional. Para mais informação, lê o nosso artigo aqui.

Os coworks aparecem como uma alternativa que possibilita uma experiência de trabalho diferente das que os espaços acima permitem. E quais são estas vantagens?

Trabalho em Coworking
Trabalho em Coworking - Start Esposende | Foto: Remote Tour Portugal

Vantagens de um espaço de coworking

Um coworking permite ter um espaço completamente dedicado ao trabalho, focado e preparado para dar resposta às necessidades dos diferentes trabalhadores que o podem frequentar. Reunimos, de seguida, as principais vantagens:

  • Maior produtividade, garantindo o com ambiente necessário para o trabalho;
  • Partilha e interação com profissionais de diversas áreas;
  • Espaços para reuniões com clientes;
  • Aumento da rede de contactos pessoal e profissional (networking);
  • Flexibilidade para requisições por períodos curtos.

Para além destas vantagens, de acordo com o Coworking Manifesto, um documento assinado por mais de 2,000 coworkings em todo mundo, estes espaços pretendem e comprometem-se a promover o trabalho com as componentes de colaboração, aprendizagem, comunidade e sustentabilidade.

Contudo, estes espaços têm custos que, apesar de reduzidos, são mais elevados que os de um home office. Para além disto, o espaço amplo pode não beneficiar quando se necessita de estar muito tempo em reuniões, por exemplo, por falta de privacidade.

Também pode existir restrição de horários, que não permitam trabalhar durante a noite, por exemplo. As características e restrições de cada espaço são, habitualmente, claras e estão disponíveis nos sites de cada espaço. Para facilitar esta pesquisa e a comparação entre eles, acede à nossa lista de coworkings.

Há diversas formas de aproveitar o trabalho remoto e tirar partido da flexibilidade e das oportunidades que ele gera. Através da escolha de um coworking para trabalhar, quer seja na periferia de casa, quer seja no outro lado do mundo, há vários benefícios. Estes espaços estão em evolução e crescimento, aumentando as possibilidades de escolha dos melhores sítios.

E tu, vês o potencial em trabalhar a partir de um coworking?

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *