Remote Portugal

Ep. 4 - Do Nomadismo ao Digital: A Perspectiva de um Slow Traveller

João Mendes | Nómada Digital

Entrevistador: Miguel Costa

  • Como era ser Nómada antes do digital
  • Como dar o salto para o mundo digital
  • Principais desafios e benefícios do Nomadismo

“Nómada digital é uma pessoa que não sabe onde é que vai estar amanhã ou num futuro próximo e a maior parte do seu rendimento é online…”. Como é que um nómada digital consegue equilibrar as suas viagens com os seus projetos? Vem descobrir isto e muito mais com o João Mendes fundador do No FootPrint Nomads.

Convidado de Hoje

João Mendes é o nosso convidado para este episódio do Remotamente onde vamos falar muito sobre Nomadismo Digital, quais as bases deste estilo de vida, que logísticas envolve, truques, conselhos, dicas, etc. Vais também saber como é que o João transitou do offline para o online, o seu percurso até chegar onde chegou hoje e como é que hoje em dia balança o seu estilo de vida com os seus projetos.

O João é nómada há mais de 10 anos e começou primeiro por viajar enquanto fazia alguns trabalhos offline como bartender em países como as Caraíbas e as Ilhas Caimão. No início não acreditava que era possível viver apenas do Digital mas as suas experiências, aventuras e convivência com outros nómadas levaram-no a trocar de ideias. Só mais tarde é que se iniciou no Digital, primeiro dando aulas de inglês online (vê os links mais abaixo para um miminho do João) e só depois é que lançou a sua marca pessoal – o No FootPrint Nomads, onde fala de Nomadismo e Viagens Sustentáveis.

Hoje ajuda hotéis a serem mais sustentáveis e a reduzirem a sua pegada ecológica e organiza também eventos digitais. Um dos próximos projetos do João é um evento presencial numa Quinta Sustentável nos Açores onde deixa o convite para todos um dia irem visitar (https://www.quintadobomdespacho.com/pt/)

Neste Episódio, falamos de:

  • A vida do João antes de ser Nómada;
  • O primeiro contacto com o Nomadismo como estilo de vida;
  • Vantagens e Desvantagens de viajar de forma mais lenta;
  • A importância e o impacto dos espaços de Cowork;
  • A entrada da sustentabilidade na vida do João;
  • Dicas para reduzirmos a nossa pegada ecológica enquanto viajamos;
  • Como adaptar a um local de forma consciente e sustentável;
  • O início do grande projeto do João – o NoFootPrint Nomads;
  • Os próximos projetos do João.

Próximo episódio

Ep. 5 - Espaço de Coworking: de uma solução de escritório a um negócio local

Sobre o Remotamente

Remotamente, o teu Podcast sobre Trabalho Remoto!

Por aqui vais poder aprender mais sobre o mundo digital, conhecer melhor os diversos percursos possíveis e saber em primeira mão quais são as dificuldades e vantagens de cada um.
Vão existir entrevistas B2B, moderadas pelo Miguel Costa, entrevistas a espaços de Coworking moderadas pela Matilde Leitão, bem como entrevistas B2C, moderadas pelo Gonçalo Hall.
Podes contactá-los em geral@remoteportugal.com e para estares a par de todas as novidades acompanha-nos nas diferentes redes sociais ou no nosso Website (remoteportugal.pt).

Entrevistadores

IMG_0179

Matilde Leitão

A Matilde é natural de Torres Vedras e formada em Terapia Ocupacional. Apesar de gostar muito da sua área de formação a paixão pelas viagens e a liberdade prevaleceram. Fundou os TravelB4Settle com o Miguel e é Nómada Digital. 

IMG_8733

Miguel Costa

O Miguel, nascido na Charneca da Caparica, formou-se em Engenharia Química. Apesar de gostar muito da sua área de formação, ao primeiro contacto corporativo decidiu optar pela liberdade e se tornar trabalhador independente e remoto.

Gonzo Hall

Gonçalo Hall

O Gonçalo nasceu em Lisboa mas desde cedo percebeu que o nomadismo digital seria o seu estilo de vida, tendo vivido em vários locais de Portugal em busca do sítio perfeito. Em 2018 tornou-se nómada digital, consultor de trabalho remoto e embaixador do movimento em todo o mundo.

OUTROS EPISÓDIOS: