fbpx

Remote Portugal

Como encontrar trabalho remoto

Encontrar Trabalho Remoto

Índice

Apesar de a realidade do trabalho remoto só se ter evidenciado com a pandemia, e o teletrabalho obrigatório, esta realidade já era conhecida para outras pessoas. Encontrar trabalho remoto

Neste artigo, vamos explicar-te qual a importância do trabalho remoto. Vamos ainda dizer-te como e onde podes encontrar mais oportunidades de trabalho—tudo isto através de links, sites ou plataformas úteis.

A importância do trabalho remoto no presente e no futuro

Podemos afirmar que o crescimento global do trabalho remoto veio trazer “o futuro”. A maior parte das pessoas e empresas vê neste género de trabalho mais benefícios do que desvantagens, o que permite ter mais flexibilidade e liberdade.

Houve um crescimento exponencial de empresas que optam pelo trabalho remoto, vendo-o como benefício. Desta forma, as empresas podem contratar pessoas dos quatro cantos do mundo, abrindo o leque de talento disponível a contratar.

E a verdade é que, também os trabalhadores, veem no trabalho remoto uma luz ao fundo do túnel, com muitos benefícios:

  •   Facilidade na escolha do local onde podem trabalhar;
  •   Mais flexibilidade;
  •   Mais liberdade;
  •   Impacto na descentralização;
  •   Impacto na economia;
  •   Aumento da produtividade.

Os resultados de um estudo efetuado pela Buffer revelam que, 97,6% das pessoas, preferem trabalhar remotamente — pelo menos uma parte do tempo, para o resto da sua carreira.

Havendo benefícios para ambos os lados, há pontos que coincidem, tanto nas empresas, como nos trabalhadores. Em primeiro lugar, a forma como os escritórios passam a ser vistos: espaços dedicados a passar o tempo em equipa, existindo a flexibilidade para trabalhar no escritório ou não.    

Em relação aos custos, há uma clara redução para ambas as partes. As empresas poupam em custos fixos e os trabalhadores em deslocações, por exemplo.

Encontrar Trabalho Remoto 2
Encontrar Trabalho Remoto

Onde encontrar trabalho remoto

Para nos focarmos na procura de sites de trabalho remoto, é necessário distinguir o tipo de trabalho de que falamos: freelancer ou trabalhador por conta de outrem (para uma empresa remota).

Estas plataformas, que vamos mencionar seguidamente, são mais destinadas a freelancers do que a trabalhadores por conta de outrem.

No entanto, de modo geral, as oportunidades estão ao virar da esquina em grupos de Facebook, newsletters, comunidades e jobs boards.

Após pesquisares e escolheres potenciais empresas onde possas trabalhar, é importante que percebas a qualidade e condições oferecidas. Para isso, podes consultar algumas reviews sobre essa mesma empresa, reunidas em comentários de quem já trabalhou (ou continua a trabalhar) com essa entidade.

Lista de sites/plataformas onde encontrar trabalho remoto

De seguida, podes consultar alguns sites de trabalho remoto a que podes recorrer:

Job Boards para Freelancers:

Job Boards para trabalhar em Empresas remotas:

Encontrar Trabalho Remoto 3
Job Boards para Freelancers

Outras opções para encontrar trabalho remoto

LinkedIn
Esta é considerada a rede social profissional “número 1”, voltada para profissionais que procuram emprego, para empresas que queiram publicar vagas disponíveis.

Também pode ser usada para estabelecer parcerias, para criares o teu currículo online e desenvolveres técnicas e conteúdo para cresceres no mercado de trabalho.

Destina-se à procura de todo o tipo de vagas, desde que estejam disponíveis, tendo agora um filtro que te permite procurar só trabalho remoto.

Grupos de Facebook

Sim, leste bem, o Facebook pode ser utilizado, neste caso, como uma ferramenta de trabalho.

Os grupos privados permitem que encontres várias vagas e também troques algumas impressões ou dúvidas que possas ter.

Newsletters

Uma newsletter tem como objetivo informar periodicamente um grupo de pessoas sobre um determinado conteúdo.

Neste caso, estas newsletters têm como objetivo informar-te de vagas para trabalho remoto dos quatro cantos do mundo. Também podes adquirir alguns conselhos e truques que os autores deixam nos seus sites.

Comunidades

As comunidades digitais são sites e plataformas online que juntam várias pessoas com o objetivo de colaborarem e ajudarem-se mutuamente. Desta forma, num só sítio reúnem-se vários profissionais da mesma área—seja na procura de trabalho ou na troca de ideias e pontos de vista.

Running Remote – a maior conferência mundial sobre trabalho remoto;

Comunidade de Nómadas Digitais:

Emails de pitch

Esta é outra forma de encontrar trabalho remoto, de modo espontâneo e proativo, já que passa por fazer candidaturas de livre vontade, sem que tenha de existir uma vaga de trabalho.

Imagina que trabalhas numa empresa de forma presencial, mas gostavas de abordar a possibilidade de trabalhar remotamente. Porque não enviar um email de livre e espontânea vontade ao teu chefe a sugerir isso?

A verdade é que podes ter uma vasta rede de contactos, com quem gostavas de trabalhar remotamente. Escreve um email e candidata-te. Quem sabe não és a peça-chave que falta naquela equipa?

Já sabes: “quem não arrisca, não petisca”. Portanto, não perdes nada em tentar a tua sorte.

Encontrar Trabalho Remoto 4
Job Boards para Empresas Remotas

E agora, por onde começo?

Deixamos-te uma vasta lista de opções por onde podes começar a procurar trabalho remoto. Agora, só precisas de começar a candidatar-te.

Tenta procurar uma oportunidade diferente diariamente, desde que faça sentido e te faça feliz. Lembra-te de que o trabalho remoto pode abrir-te outras portas, trazendo algumas vantagens, tanto para ti, como para o teu patrão.

Já viste o que era estares a trabalhar numa esplanada num dia de sol, ou no conforto da tua casa, nos dias mais frios? Esta pode ser a tua realidade—basta quereres.

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *