fbpx

Remote Portugal

As 10 vantagens e desvantagens do trabalho remoto que tens de conhecer

vantagens e desvantagens do trabalho remoto

Índice

Trabalhar remotamente pode, até, ser o teu futuro, mas não sem antes saberes o que podes esperar dele. O bom e o mau. Para te ajudar a perceber isto melhor, reunimos as 5 vantagens, e 5 desvantagens, mais importantes.

O que é o trabalho remoto? 

O trabalho remoto não depende de um lugar físico, específico para o fazer. Qualquer lugar, em qualquer parte do mundo— que reúna as condições necessárias para determinada função — é suficiente. Isto pode significar trabalhar a partir de casa, de um café ou, até, de uma praia. 

Isto de trabalhar remotamente não é algo recente, que só surgiu com a pandemia. Aliás, o conceito está, até, um pouco misturado com aquilo que foi o teletrabalho durante o ano de 2020. Para esclareceres as dúvidas sobre o que é ou não o trabalho remoto, vê o nosso artigo aqui.

Esta forma de trabalhar, como todas as outras, tem vantagens e desvantagens. Por isso, para que possas formar a tua própria opinião e avaliar se esta é, ou não, a forma de trabalho certa para ti, reunimos de seguida as principais.

vantagens e desvantagens do trabalho remoto
Vantagens de trabalhar remotamente

5 vantagens do Trabalho Remoto

Esta forma de trabalhar está a tornar-se cada vez mais comum entre os trabalhadores individuais e as empresas. E é fácil de perceber porquê.

1. Flexibilidade

A flexibilidade é uma das palavras-chave associadas a trabalhar remotamente. Flexibilidade na escolha do lugar a partir do qual se trabalha. Para uma grande parte das funções que podem ser desempenhadas remotamente, mais digitais, uma boa ligação à internet basta! 

Além disso, também existe menos rigidez de horários. O trabalhador pode escolher e adaptar a sua rotina cumprindo as funções que tem a desempenhar. 

2. Menos tempo de deslocações

Sabes aquele trânsito, em hora de ponta, na entrada para a VCI ou na saída para a 2ª Circular? É uma das coisas que podes evitar com um trabalho remoto. Não havendo necessidade de te deslocares aos escritórios da empresa, podes escolher não ir para o centro das cidades, onde se encontram grande parte deles, ou fazê-lo em horários menos caóticos. 

3. Redução de custos

A redução de gastos, de que o teu orçamento certamente se orgulha, ou orgulhará, chega, também, como consequência da vantagem anterior. Com menos deslocações, há menos gastos, quer seja em combustível e despesas com o carro, quer em passes de transportes públicos. 

Mas há mais pontos onde podes poupar. Sem necessidade de passar todo o dia no escritório, não tens que almoçar fora e não tens tanta necessidade de comprar vestuário adequado à tua função. Uma roupa mais informal e confortável é o suficiente.    

Com todas estas poupanças para a carteira, estás também a contribuir para uma vida mais sustentável. Com menos emissões de gases, que te tornam mais amigo do ambiente.

4. Menos interrupções

Ao trabalhares remotamente podes definir o teu horário e cumpri-lo sem as distrações habituais nos escritórios. Menos um café com um colega, e menos uma conversa que apanhaste a meio (mas que até te interessa, por isso ficas ali à escuta). Podes, e até deves, definir tempo para isso. Mas não te fará perder o foco sem estares a contar.

5. Mais tempo livre

Com as horas que poupas em deslocações e em pausas que se estendem no tempo, há mais espaço livre para aproveitar! Este tempo pode ser aproveitado para estares com a família ou para os teus hobbies

Com este tempo extra, podes tirar os teus projetos pessoais na gaveta e começar a deixá-los ver a luz do dia. Sim, já não há mais desculpas!

vantagens e desvantagens do trabalho remoto
Desvantagens de trabalhar remotamente

5 desvantagens do Trabalho Remoto

Para cada ponto positivo que definimos, mostramos-te agora os principais desafios de trabalhar remotamente.  

1. Autocontrolo e disciplina

A disciplina faz parte de qualquer trabalho remoto. É preciso teres muita dedicação e controlo para trabalhares de um sítio que não é o escritório, onde todos estão a ver o que fazes e a fazer o mesmo que tu.  

Para te ajudar nesta tarefa, deves remover as fontes de distração e, até, investir um pouco do teu tempo a aprender sobre produtividade e gestão de tempo. Afinal, tu tens que ser o teu próprio controlador nesta jornada autónoma.

2. Maior dificuldade em criar e manter conexão com os colegas

Num ambiente de trabalho remoto, os teus colegas da empresa não vão estar ao teu lado, todos os dias, horas a fio. Não há espaço para aquelas conversas espontâneas e cafés não programados. Por este motivo, é normal que te venhas a sentir sozinho durante o dia.

 Para manter a conexão e combater o isolamento, o melhor é dedicarem algum tempo da vossa semana para uma dinâmica de “team building”.

3. Dependência da tecnologia

A tecnologia é o que torna toda esta evolução possível, mas pode nem sempre estar do teu lado durante o trabalho. Precisas de garantir que tens sempre acesso à internet e que dominas as ferramentas que usas no teu dia a dia. Caso haja algum problema, não tens ali ao lado alguém que possa dar uma vista de olhos de imediato.

Para além disto, se escolheres trabalhar a partir de um café ou de algum lugar com uma rede menos protegida, deves ter atenção à segurança da informação com que estás a trabalhar. 

4. Menos visibilidade para promoções e reconhecimento

Na hora de optar por um trabalho remoto, uma das hesitações é a redução da visibilidade na organização. Podes sentir que, se não fores visto todos os dias na empresa, a “vestir a camisola”, as pessoas vão ter mais dificuldade em se aperceberem do teu valor. Isto pode dificultar a subida na carreira na empresa ou o aparecimento de outras oportunidades.

5. Maior dificuldade em desligar do trabalho

Principalmente quando trabalhas a partir de casa, a divisão entre trabalho e lazer pode não ser clara. Com o escritório montado mesmo ao lado do sofá, por exemplo, é muito fácil teres tendência a ficar mais um pouco. 

Ainda com dúvidas?

Se já experimentaste trabalhar remotamente, já te apercebeste destas vantagens e desvantagens, e já sabes se este estilo de trabalho se adapta a ti.

De acordo com o nosso estudo, que podes ver e descarregar aqui, 85% dos inquiridos diz estar satisfeito, ou muito satisfeito, com o trabalho remoto! Na balança destes inquiridos, já sabemos para que lado ela pende!

E tu, já és fã do trabalho remoto? Ou, então, vais dar-lhe uma oportunidade?

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *